quarta-feira, 19 de julho de 2017

2º Passo- Cortando despesas

Cortar despesas e um assunto muito amplo e depende da realidade de cada um, porém alguns gastos são bastante comuns: 
  1. Telefone/Internet: Atualmente existem planos em que se economiza mais englobando celular, fixo e internet em uma só conta, mas é possível economizar muito mais nas ligações. As operadoras de celular tem oferecido muitas vantagens para quem realiza ligações para a mesma operadora, com a cobrança de apenas um minuto (exemplo TIM custo único de 0,25 nas ligações DDD). Se na sua casa há pessoas que não se importam nem um pouco com o bolso de quem paga a conta do telefone fixo bloquei as ligações para celular, DDD e ligações recebidas a cobrar. Outra forma de economia é assinar Skype que utiliza a internet para fazer ligações para qualquer tipo de telefone cobrando 10% da tarifa cobrada no fixo.
  2. Gás: use e abuse da panela de pressão para preparar os alimentos, dá para fazer até  arroz parboilizado que é mais durinho e necessita de mais tempo de cozimento.
  3. Supermercado: Para economizar nas compras é preciso ir mais vezes ao supermercado e se possível ir em mais de um. Aqui em Brasília na quarta-feira é o dia em que as frutas e legumes estão mais baratos e na sexta-feira é o dia da carne, mas existem outros dias em que há as outras ofertas de produtos que você pode comprar em quantidade maior dependendo do uso e do prazo de validade. Não esqueça de pedir o CPF na nota fiscal, pois para cada R$ 100,00 o GDF está devolvendo R$ 7,50 nas compras do supermercado.
  4. Água: Todo mundo está careca de ouvir aquelas dicas básicas: fechar o chuveiro enquanto passa o sabonete, fechar o torneira para escovar os dentes, mas é possível economizar muito mais coletando a água da chuva através de calhas instaladas no telhado de casa se você tem uma conta muito alta vale a pena pagar uma empresa especilizada nesse tipo de serviço. Se você mora em Brasília precisa ficar ciente do golpe que a Caesb está dando na população, eles cobram o dobro de 10 m3 por residência: metade pelo uso da água + outra metade pelo uso do esgoto, não importa o quanto você seja econômico vai ter que pagar o mínimo e se tiver algum puxadinho em casa a coisa piora pois eles vão cobrar 20 m3, nesse caso faça uso do seu direito de consumir aquilo o que está pagando.
  5. Energia: Acredito que seja difícil encontrar alguma casa que ainda use lâmpadas incandescentes, mas não custa lembrar que as lâmpadas fluorescentes economizam 80%. Para o grande vilão da nossa conta, o chuveiro, existem os aquecedores de água dos mais diversos tipos, inclusive um de garrafas pets que pode ser construído com um custo baixíssimo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário